Âmbito da Intervenção
- Desativação das infraestruturas ferroviárias existentes na estação de Coimbra A e no espaço canal entre esta e a estação de Coimbra B, a ser ocupado pelo canal Metrobus;
- Remodelação, alteração do layout e melhoria de acessibilidades na estação de Coimbra B;
- Canal Metrobus:
- Implementação de canal Metrobus segregado com cerca de 1840 m sobre a plataforma ferroviária atualmente existente;
- 4 paragens em cada sentido;
- 4 Interseções rodoviárias semaforizadas;
- 2 intersecções Pedonais semaforizadas;
- Reperfilamento da Rua Coronel Veiga Simão incluindo um novo Pontão sobre a Ribeira do Gorgulão;
- Intervenção de adaptação em Passagem Inferior Rodoviária ao km 0+079;
- Demolição e reconstrução de Pontão ao Km 0+614.
Benefícios
- Promoção da mobilidade sustentável, através da implementação de um serviço de mobilidade atrativo e competitivo, operado por autocarros elétricos, conduzindo à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões GEE;
- Reforço da intermodalidade do sistema de transportes da região de Coimbra, criando condições de integração física, bilhética e tarifária.
- Reforço e promoção da ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo, com condições de segurança e fiabilidade, reforçando a integração económica e social do território.
Financiamento Comunitário